terça-feira, 26 de maio de 2009

sinite parvulos venire ad me

Considera quanto conforto ti devono arrecare queste parole: Il Signore à Signore eguale di tutti; Idem Dominus omnium, chiama tutti, abbracia tutti, si mostra al pari amorevole verso tutti. Pode-se, portanto, estar a seus pés sem temor, porque os reis do mundo lá também estarão; e Ele, pobre, em sua mangedoura. Paolo pede para considerar como Deus é rico; como, sendo rico, não é avaro como os ricos da Terra. Nesse ponto, uma surpresa - o texto muda de trajeto porque Paolo quer agora falar das condições, dos motivos de Deus: il Silgnore è liberalissimo, ma tuttavia sempre vuole una condizione: vuol essere ricercato. Quer mandar a esmola, a graça, mas quer que ela seja pedida. Por que? Porque ama, quer que você se aproxime, quer você peça a graça. Paolo, então, redobra supresa, torna-se confessional, começa a falar de si mesmo, do encontro com os pobres na peregrinação a Loretto: Se incontri un figliuoletto vivo di spirito, il quale a te presenti per la limosina, gliela dai, ma prima godí di fartelo vir dietro. Cosi fa Dio; vuole um poco goder di te. Quer gozar de sua presença. Há que pedir, como está no trecho de Romanos 10, 12, citado. Porque a boa demanda não é pelas coisas que não são Deus, mas pela presença de Deus, que lhe dará em segredo. Como você dá em segredo a quem lhe pede. Você é o mendicante diante de Deus, sempre liberalíssimo, em nada espantado com sua miséria. Quanto maior sua miséria - no sentido amplo da palavra, mais direito tem de apresentar-se. (gennaio vi, Romanos 10, 12).

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