domingo, 5 de julho de 2009

vos don uei Dieus et autras oras


O excurso retório de Paolo, construído sobre uma passagem conhecida dos Provérbios, o caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam, aponta em várias direções proveitosas. Uma rápida referência em seu texto permite notar, por exemplo, quão antiga é certa resposta blasfema à ameaça do inferno. A observação de que "ao menos vou em boa companhia" segue viva hoje como há trezentos anos, retirando graça das insossas descrições da beatitude. O orador se vê obrigado a insistir nos escorpiões e serpentes da condenação eterna.

O uso de aforismas bíblicos, como o sutil provérbio sobre a escuridão, também é menos convencional do que parece à primeira vista. O ato de enfeixar o pensamento em fórmulas curtas e variadas vem sendo celebrado há tempos, em algumas comunidades acadêmicas, como prova da excelência doutrinária de certo filósofos germânicos. O uso de mensagens diretas e emocionais também é um recurso fundamental da propaganda política contemporânea.

Pesquisas analisadas por Greg Markus em The Sentimental Citizen mostram que esperar uma reação racional do eleitor moderno é um esforço heróico. A decisão de votar - com todas as suas implicações - é fundamentalmente emocional, deflagrada quase sempre por dois sentimentos: medo e entusiasmo. Medo, por exemplo, de um risco social e econômico associado a um candidato ou a um partido. Entusiasmo, por sua vez, por participar de uma empresa patriótica, liderada também por um candidato ou um partido. O Partido Republicano conquistou os eleitores necessários para a folgada vitória em 2004 por meio da mobilização dos medos ancestrais provocados pela proposta de casamento homossexual. Pessoas que jamais votaram, que jamais deram atenção à política e que jamais foram republicanas decidiram se registrar para derrotar uma ameça expressa em linguagem bíblica. Nas eleições de 2008, o apelo emocional constitui parte decisiva da campanha de Barack Obama: contribuir com seu voto para a mudança secular representada pela eleição de um político negro. Muitos eleitores norte-americanos foram votar, na verdade, na eleição de Abraham Lincoln.

As serpentes, os escorpiões e as feras infernais criam ao menos uma dúvida no coração de blasfemos contumazes; produzem uma imagem, uma emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário