sexta-feira, 10 de julho de 2009

tamquam te ipsum

Considera, che non ogni atto di beneficenza, che usi verso il tuo prossimo, vestendolo, ristorandolo, ricreandolo, consolandolo è atto de Carità sopranaturale (qual è quello, del quale in questo luogo si parla) ma solo quello, che verso di lui per amor di Dio, che ti ha racomandato quel prossimo, come appunto se fosse la sua persona. Os atos da Caridade Sobrenatural são os maiores atos da Religião. Não basta se emocionar com a pobreza e a privação. Deves elevar a mente a Deus e não fazer obra de oleiro, sem atenção ao trabalho que faz. Considera que o Senhor bem te dispensa da Missa, por obra de Caridade, mesmo não sobrenatural. Considera que o dispensa mesmo das penitências pessoais, dos jejuns. E tu não perdoas o próximo do mesmo modo. Considera como deve ser a Caridade: amar o próximo como a ti mesmo, não quanto a ti mesmo. Pois o Senhor nada ordena que esteja além das leis do amor próprio. Pois disse o Apóstolo me sigam segundo a Caridade e emulem os dons espirituais: pois os bens espirituais podem ser possuídos sem prejudicar ninguém. A gli altri cedere spesso un bene da niente, como è danaro, gloria, grandezze, comodità, per te sempre procurerai un bene eterno. Considera finalmente que os sacrifícios demandados por Deus na antiga lei eram três. O sacrifício do pecado, para a remissão, a vítima consumida no fogo e partilhada com o sacerdote. O sacrifício da paz, da prosperidade, da saúde, divido em três partes, consumida no fogo, ao Sacerdote, ao ofertante. O sacrifício do holocausto, toda a vítima era consumida no fogo em honra de Deus, denotando estado sublime de perfeição, quando nada se retém. Esta é como deve ser a Caridade: oferta apenas a Deus, em sua pessoa. E questo fu quell'olocausto, eccelsissimo, che sempre offerse a Dio quel gran Santo d'oggi S. Francisco di Sales.

(gennaio xxix, Marcos 12, 12).

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