domingo, 25 de setembro de 2011

Asculta-me, sfântu preotu; asculta-me parinte

A posição alcançada pelo consumo de bens materiais na sua escala de valores talvez ofereça o contraste mais dramático entre a modernidade e os sistemas éticos e religiosos do passado. Desde 1953, o consumo nunca representou menos do que 60% da economia dos Estados Unidos da América e na década atual aproxima-se do patamar de 70%. Tão ubíqua é a presença do consumo na vida social que maiores gastos com publicidade nem são necessários. Ainda nos Estados Unidos, eles têm se mantido estáveis, como propoção do produtor interno bruto, desde o início do século XX (http://www.galbithink.org/ad-spending.htm). É desnecessário notar aqui os aspectos grotescos de uma sociedade que funciona sob tal imperativo. A cada ano, por exemplo, milhões de animais domésticos são abandonados e sacrificados, uma vez que deixam de cumprir suas funções emocionais e estéticas.

Por sua vez, a idéia (e o sentimento) de um balanço mais equilibrado entre a busca de bens materiais e espirituais não decorre inexoravelmente de um marco confessional. Desde a década de 1990, vários movimentos de repulsa ao consumismo e ao estiolo de vida moderno vêm se organizando a partir do chamado Downshifting Manifesto. Parte do movimento Verde, seu objeto específico é reduzir a relação das pessoas com o consumismo de massa (http://downshiftingweek.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/DownshiftingManifesto2008.doc).

Não se trata de um movimento contra a civilização industrial: "uma pessoal frugal não é uma pessoa pobre". O objetivo é utilizar as facilidades da civilização industrial para viver melhor, em busca de outros propósitos na vida (http://www.thedownshifter.co.uk/frugality.html). Reduzir os "afãs e ansiedade", como sugere Segneri. Descobrir o próprio bem exige estudo.



2 comentários:

  1. Luciano, esta foto é um cartão postal do descaso que se faz ao nosso planeta, trabalhei por 9 anos em uma industria de peças de borracha, eu sei que todo este lixo seria reaproveitado se houvesse boa vontade nos homens de conservar a vida, porém o descaso está sendo passado para as gerações futuras, só Deus tocando nestes corações para que seja mudada a mentalidade.
    visite meu blog e me siga, pois estou te seguindo.
    http://saudevida2010.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Opa! Bom saber. Vou conferir seu blog, sim.

    Você notou bem: como a ecologia é uma ideologia laica, não comove ninguém. No fundo, ninguém se sente mal ao cometer um crime ecológico.

    ResponderExcluir