quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ben fes erras d'enamorat



A busca pela cidade celestial segue estranhos caminhos.Robert Hindmarsh (1759-1835), tecnicamente um discípulo do místico sueco Emanuel Swedenborg (1688-1772), foi o fundador do primeiro grupo de seguidores de suas doutrinas. Originalmente um pregador metodista, converteu-se ao ler Céu e Inferno e em 1783 publicou um anúncio de jornal promovendo um encontro de interessados em Swedenborg. O sucesso foi de tal ordem que em janeiro de 1788, seu primeiro sermão foi lido em uma capela alugada em Eastcheap, Londres.

A partir de 1790, Hindmarsh começou a publicar seu The New Magazine of Knowledge concerning Heaven and Hell, and the Universal World of Nature, misturando as doutrinas de Swedenborg com ocultismo e ciências naturais. Condenava, porém, a astrologia, a mágica e as artes divinatórias em geral. Reencarnação também era negada. Chefe da Society for Promoting the Heavenly Doctrines of the New Jerusalem, Hindmarsh adotou várias formulas do Metodismo para tornar suas doutrinas mais aceitáveis e, de fato, passou a contra com a colaboração da London Theosophical Society, outra organização swedenborgiana.

A comunidade religiosa prosperou ao longo do século XIX e missionários foram enviados aos Estados Unidos. A literatura básica sobre a nova Jerusalém é composta por Godwin, Joscelyn. The Theosophical Enlightenment. Albany: State University of New York Press, 1995; Hindmarsh, Robert. Rise and Progress of the New Jerusalem Church in England, America, and Other Parts…. Edited by Edward Madeley. London: Hodson & Son, 1861; e Sigstedt, Cyriel Odhner. The Swedenborg Epic: The Life and Work of Emanuel Swedenborg. London: The Swedenborg Society, 1981.

Imagem: Robert Hindmarsh. Rise and Progress of the New Jerusalem Church (1861).

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