terça-feira, 29 de dezembro de 2009

En segre cort et en servir

Não é rara a menção aos que, estando elevados diante do Senhor, ainda assim caíram. Orígenes foi citado duas vezes desde a primeira página do Maná; a idolatria de Salomão surge agora, ao lado do fariseu Saulo, caído de tão alto. A menção a Judas, derrubado da posição de apóstolo é ainda mais chocante, induzida pelo santo do dia, São Matias Apóstolo.

Talvez sem querer, chama-se atenção para um dos episódios mais interessantes do Evangelho: a substituição de Judas, demandada por Pedro logo após a ascensão de Jesus. Trata-se do primeiro assunto decidido pela comunhão dos crentes, de acordo com a narrativa em Atos (1, 15-26).

Para começar, houve dois candidatos: José, chamado Barsabás, o Justo, e Matias. Pedro invoca a participação do Senhor, mas a mensagem não é direta:

"E lançando-lhes sortes, caiu a sorte (kleros) sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos" (Atos 1, 26)

A expressão voto comum existe apenas em português. Em grego, houve um sorteio. Na verdade, lembram os comentadores que kleros, quer dizer, tecnicamente, dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário