sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ce fusese crescut sub pat la pension

A expressão de Segneri é direta e forte: o que não vale para a salvação da alma não vale nada. O secularismo moderno abandonou as formas tradicionais de crença, mas a busca da salvação avança de forma inédita. A indústria da auto-ajuda nos Estados Unidos, segundo McGee (Self-Help, Inc.: Makeover Culture in American Life, Oxford, 2005), ultrapassava, no início dos anos 2000, a cifra de 3 bilhões de dólares no seu faturamento anual. As projeções fixavam, para o final da década, um valor global de 11 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos. É curioso notar que este valor era bem próximo das vendas de anti-depressivos no país em 2008, resultado de cerca de 230 milhões de receitas, sendo de longe o medicamento mais consumido.

A salvação da alma, nos tempos modernos, vem com outro custo. O sucesso das técnicas e da literatura de auto-ajuda é o resultado e, em seguida, também a causa de uma singular diluição intelectual das terapias psicológicas herdadas do século XIX, sejam elas positivistas ou espiritualistas. Ao contrário das complexas teorias pseudocientíficas sobre a alma e das mitologias da psicologia moderna, a auto-ajuda contemporânea precisa ser agradável, fácil de entender e não pode exigir grandes sacrifícios privados.

A moralidade religiosa é intolerável para os homens contemporâneos, mas também a ciência não desperta o interesse imaginado. Na verdade, nem os autores das obras de auto-ajuda importam muito - basta a convicção de que, com boa vontade, a própria alma será salva.

Estima-se ainda que 80% dos consumidores de técnicas e literaturas de auto-ajuda são reincidentes. Voltam a adquirir o mesmo material, tendo funcionado ou não, para os objetivos fixados.




Pieter Bruegel. Cegos guiando cegos (1568).

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