domingo, 24 de outubro de 2010

Domnii mei se pot tóte

A sutileza da pregação de Segneri opera, nesse meditação, sobre um duplo registro: um, teológico; outro, histórico. A advertência pastoral é familiar: Deus não precisa de ninguém; ele oferece sua graça aos que emendam seus caminhos. Cuidar da salvação é uma decisão pessoal, com repercussões sobre a vida de cada um. Deus não é prejudicada por sua descrença. Na sura 10, Muhammad escreve: "Se seu Senhor quisesse, todos os homens seriam crentes" (vv. 99). A advertência histórica é mais interessante. Começa pela facilidade em converter fiéis para substituir os falsos crentes, mas aponta para o "risco" representado pelas áreas de expansão do catolicismo na América do Sul. O crente europeu não vê o seu privilégio quando considera as imensas populações do Novo Mundo que jamais receberam, até aquele momento, a Graça do Senhor. E não considera também que sua Mensagem está chegando ao Peru, ao Paraguai e ao Chile.

Trezentos anos depois de Segneri, sua profecia, ao menos no domínio do catolicismo, é tema corrente das discussões sobre religião. Desde a ascensão de Bento XVI, o declínio do catolicismo na Europa e seu deslocamento para as Américas é objeto de atenção. Na verdade, a própria eleição de Ratzinger, um alemão do sul católico, pode ser vista como uma resposta a esse problema. Afinal, em meados da década de 2000, o sudeste europeu, que inclui, as nações ibéricas e a Itália possui ainda 92% de católicos, mas, no contexto mundial, essa população representa apenas 12% dos fiéis em termos mundiais. Nos países da América do Sul, os católicos representam 81% da população, mas são 28% do total. A Europa de Segneri representa hoje, em termos relativos, menos da metade da América do Sul aberta, no século XVI, aos missionários católicos.






"E se o Senhor quisesse, os que estão na Terra haveriam de crer - todos. Então, haverias tu de obrigá-los a crer?"

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