domingo, 25 de julho de 2010

S'a stelelor de aur multime luminósa


A tentação de São Tomás (1338)
Bernado Daddi (c.1280-1348)


A tentação de São Tomás (1632)
Diego Velázquez (c.1599-1660)

Entre a tela de Daddi e a de Velázquez, 300 anos e notável evolução iconográfica. Na tela medieval, apenas os dois anjos da legenda e uma mulher, vestida, cuja única indicação sobre sua posição no quadro é a falta de uma auréola. São Tomás busca apenas a proteção da Cruz. Em Velázquez, a descrição completa do episódio. Os livros com que estudava, o tição com que afastara a mulher enviada pelos irmãos, o curativo que lhe fazem os anjos. Em dupla, por sinal, como na tela de Daddi. Velázquez também não se arrisca a incluir uma mulher nua no mesmo cômodo em que está São Tomás. Estudo ou mulheres? Um dilema que jamais afetou outro santo, Agostinho.

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