quinta-feira, 22 de abril de 2010

De unde oar' vine a ta reverie?

Marc de Bonnyers (Arras, 1595; S.J. 1612; Lille, 1615) é um autor jesuíta devidamente biografado na Biblioteca de escritores de sua ordem, publicada pelos irmãos Backer em 1853 na cidade de Liège. É o autor original do Abogado del Purgatório o methodo fácil dispuesto em vários sufrágios com que pueden ser socorridas las animas de todos los estados de personas, publicado em versão para o espanhol na cidade de Valência, em 1678.

Segundo a Biblioteca, é sua única obra, publicada em 1632. Trata-se de uma interessante extensão do modelo legal exposto na nota anterior de Segneri, ao buscar a ajuda de advogados quando Jesus deixou de sê-lo, para assumir o posto de Juiz.

Segundo Boniers, os três principais instrumentos para reduzir o sofrimento dos que estão no Purgatório são as esmolas, o jejum e a oração. Os advogados que têm maior obrigação de atender as almas em expiação são os sacerdotes, os filhos, os casados, os herdeiros e os discípulos. Não havendo precisão sobre o período em que as almas ficam no Purgatório, a verdade é que a idéia de um processo legal de condenação e apelo podia se estender até o dia do Juízo. Há pelo menos uma passagem perturbadora em seu livro, quando narra a experiência de certos prelados que, dormindo próximos a cemitérios, ouviam os lamentos e os gritos das almas no Purgatório ou mesmo recebiam sua visita espectral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário